segunda-feira, 14 de junho de 2010

Carlos Castañeda - o que esperar?

Ele pode ser um tremendo cara ou uma baita farsa. Mas principiando com seus escritos, ele tem 11 livros publicados - que têm sua sequência, mas não precisam necessariamente ser lidos nela - "lê o que o coração mandar", uns dizem. Castaneda estava se formando em antropologia quando quis estudar plantas com poderes alucinógenos utilizadas por índios. Foi mais ou menos assim que foi acabar aprendiz de um índio yaqui, do México, que por tradição "praticam" o xamanismo. Seus livros relatam todo seu aprendizado, rituais xamânicos, e o meio de vida alternativo no caminho do guerreiro, a fim de se tornar um líder e ganhar a liberdade. Tem passagens fantásticasque tu lê e fala "o quê?". No início parece tudo muito louco, e depois fica mais louco ainda com as explicações racionais do primeiro louco.
Eele fala, explica e vivencia termos como "segunda atenção, sonhar, espreitar, parar o mundo, auto-importância, diálogo interno e silêncio interior, força rolante, aliados, faixas de consciência e o presente da àguia". É, literalmente, uma viagem - que influenciou toda uma geração hippie e que hoje causa controvérsias. Falam da "farsa Castaneda", com evidencias de que seria tudo uma grande história de sua cabeça, e até dos impactos negativos sobre as tribos yaquis ainda existentes, como pessoas as buscando impertinentemente e a divulgação de suas práticas, que acabou por popularizar o peiote - uma espécie de cactos alucinógeno -, tornando seu uso ilegal, condenando assim as práticas indígenas. Mas há quem leve fé em tudo e siga o estilo à risca.
Independente da veracidade do todo, para mim foi uma puta lição de vida ler até onde li (o 7º livro). Pode-se extrair ensimantos inigualáveis, que podem ser postos em prática. É um trabalho constante de consciência.
Você certamente não vai se tornar um líder xamã, mas pode sim mudar em muitos aspectos a partir destes conhecimentos.

Recomendo bastante.

Bibliografia:

A erva do diabo - 1968
Uma estranha realidade - 1971
Viagem à Ixtlan - 1972
Porta para o Infinto - 1975
O Segundo círculo do poder - 1977
O presente da águia - 1981
O Fogo interior - 1984
O poder do silêncio - 1987
A arte de sonhar - 1993
Readers of infinity (ainda não traduzido)
O Lado ativo do infinito - 1999

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!! Muito legal, bonito e inteligente!!! Adoro Castañeda, desses li o A erva do diabo - 1968
    Uma estranha realidade - 1971
    Porta para o Infinto - 1975
    O Segundo círculo do poder - 1977
    e só... adorei muito o Porta para o infinito, que passou pelas minhas mãos umas duas vezes, na última deixei com uma amiga... Os outros acabei vendendo...Vou lendo os posts aos poucos..abraços!!!!Vou colocar na barra lateral do meu blog p acompanhar as novidades...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Dalla, boa sorte para seu blog, cujo nome é bem criativo.
    De Castañeda li e gostei de A Erva do Diabo e Viagem ao Ixtlan.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. man ficaria mto triste se castaneda for uma farsa cara amo os livros dele so meio hippie

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...