sábado, 3 de julho de 2010

Sobre o merecimento da morte, segundo Gandalf.

Bom, pra quem sabe, eu sou adicta de Tolkien, e agora estou relendo o Senhor dos Anéis, ainda no vol. 1, e uma das passagens mais bonitas e sábias, pode-se dizer da obra, na minha opinião, é a seguinte, quando Gandalf está explicando para Frodo sobre "coisas do mal":

-Mas isso é terrível - gritou Frodo. [...] É uma pena que Bilbo não tenha apunhalado aquela criatura vil, quando teve a chance!
- Pena? Foi justamente pena que ele teve. Pena e Misericórdia: não atacar sem necessidade. E foi bem recompensado, Frodo. Tenha certeza de que ele foi tão pouco molestado pelo mal, e no fim escapou, porque começou a possuir o Anel desse modo. Com Pena.
- Sinto muito - disse Frodo. - Mas estou com medo; e não sinto nenhuma pena de Gollum. [...] Merece a morte.
- Merece! Ouso dizer que sim. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte.

2 comentários:

  1. Gostei de seu blog, devo dizer. Principalmente pelos comentários a obra de Tolkien, e os versos poéticos, que li de relance. Realmente Olorin, digo, istari Gandalf, se supera, mas o que devemos esperar do mais sábio dos MAIAR? É importante esse destaque porque não há muitos estudos sobre os maiar, Tolkien é obscuro quanto ao modo de vida, personalidade, poderes, feitos, etc... Destacar algo que advém deles, mesmo quando sem sua plenitude é muito importante.

    Meus sinceros cumprimentos,
    Mormegil Valasúrion Istaringolmo Búrzghâsh.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mormegil!

    De fato, se eu tivesse mais tempo me dedicaria mais ao estudo de Tolkien. E não é apenas sobre os Maiar que temos poucos materiais, isso se repete em diversas raças e ambientes da Obra. É uma pena, mas que bom que temos gente dedicada a desvendar essas obscuridades, e muito estudo já a respeito.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...