sábado, 3 de julho de 2010

Sobre o sentimento de pena.

Pena é um sentimento discutível. Geralmente quando temos pena estamos pré-julgando a condição alheia. Temos pena de tal pessoa, porque ela não é feliz; ou então tenho pena porque ela não passou na prova que tanto queria; tenho pena dos mendigos...
Se tu declaras que tens pena de alguém, é porque: tu estás fazendo um julgamento prepotente, onde tu te consideras mais feliz, mais afortunado, com mais bens que tal pessoa vítima do sentimento - mas como tu podes bem saber que a pessoa não é feliz nas próprias condições? Que na sua simplicidade, ela também sabe ser feliz, simplismente. Outra questão é a do merecimento; ora, cada um recebe o que merece, não é isso? O esforço é sempre recompensado - se a recompensa não veio, foi porque não houve esforço suficiente. Nesse caso, não há espaço para a pena. O aceitar da própria condição em que se vive e está requer mente aberta, e vai levar a um estado espiritual em que você mesmo não se considera digno de pena - pois é isso mesmo, se tu acha que outros deveriam ter pena de você, é porque você não aceita a condicação em que vive (e não faz nada para mudar). Mas fato é que cada um recebe o que merece...Mas a pena dos pedintes, das crianças carentes e etc, envolve toda uma questão social, que não vai ser discutida aqui, mas de qualquer maneira, não acho que devemos ter pena dessas pessoas - elas podem possuir ou desenvolver uma inteligência fora do comum. Considerar sua condição triste? Sim, é triste ver alguém morando nas ruas, pedindo pra sobreviver. Mas ter pena...é considerar a pessoa muito inferior, e acreditar que ela só pode ser feliz se tiver tantos bens quanto tu - quando no dia seguinte tu estarás reclamando da infelicidade em que vives.
É por isso que pena não faz mais parte do rol de sentimentos que eu me permito sentir.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto!!! As pessoas acreditam que ter pena é um sentimento bom, mas concordo com vc que não somos melhores do que ninguém a ponto se termos pela pessoa esse sentimento que considero muito ruim.

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil ler com esse fundo, cansa a vista!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...