sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise pessoal: o entretenimento, do ponto de vista de um dos nossos maiores meios de comunicação.

      Minha janta ontem não foi das mais agradáveis. Estava eu comendo minha torrada, sentada no sofá, quando me passa o tal de HIPERTENSÃO, o programinha lá de adrenalina da globo. Fiquei sentada por 2 segundos, e o som alto por só mais 30. Já tinha me indignado com a prova que colocava a vida das pessoas em risco - os caras tinham que fazer o carro capotar. Tá. Daí depois começou a outra prova, super animada. Aquela em que as pessoas têm de provar para a grande massa (já que suas vidas dependem disso...) que são realmente CORAJOSAS e TÊM VALOR. Adivinha, mais uma daquelas provas em que tu tem que te superar provando iguarias...entre elas, uma batida de peixe, fígado cru, sangue.. (RITUAL SATÂNICO? A globo fez pacto com o diabo, só pode!!!). E tinha outras, que eu não tive coragem de descobrir, parei por aí, quase vomitando minha inocente torrada vegetariana, já.

     No mesmo momento, me entristeci.
     Pela globo, porque já tinha tomado um processo quando passou algo parecido no NO LIMITE, durante o qual foi proibida de exibir cenas/provas do gênero (maus tratos animais), mas mesmo assim voltou com o estilo grotesco. Eles não se utilizam de nenhum material positivo, têm pouca preocupação ética nesse âmbito (animal/ambiental), e, sinceramente, não se preocupam em transmitir conhecimento. Viva a banalidade!

     Depois, pelas pessoas que ali estavam participando. Será que elas não conseguem nenhum avanço pessoal/profissional pelos próprios méritos, sem esse exibicionismo egocêntrico todo? NÃO. Esses programas (vcs sabem quais os outros...) não demonstram como a pessoa é REAL, mas como ela é SUBMISSA! E também fico triste com as pessoas que consideram isso, entretenimento de qualidade. Quer adrenalina? vai fazer rafting em Três Coroas, rappel em São Chico, montanhismo, kitesurf...salta de um paraquedas.

      Por fim, o que me pesa no coração, mesmo, é o desperdício de VIDAS, para fins FÚTEIS e INÚTEIS. Não me vem na cabeça como o sacrifício de um animal, para estraçalhar-lhe as partes, arrancar-lhe os órgãos, pode ser visto como meio de se vangloriar. De se promover, se achar corajoso.
      Valiosos, bonitos, corajosos são aqueles (e eu, a Fernanda, o Diego, o Márcio, o Juliano, a Ursula, o Gabirel, a Ellen, a Lisi...) que têm coragem de levantar a voz, por esse animal que teve seu fígado arrancado, esse peixe que sufocou, esse animal que teve seu sangue coletado na hora mais terrível de sua vida, PELA GLOBO. Por IBOPE.
Desculpa, mas não consigo ver ASSASSINATO como forma de ENTRETENIMENTO.
Desculpa, também não entendo a globo, tão superpoderosa, apelar e perpetuar crimes dessa laia.
Nem entendo você, tendo nojinho. Eu tenho é vontade de CHORAR E GRITAR.



*Não coloquei links para referências, videos, etc, porque não quis poluir aqui, mesmo. Procure, à vontade.
**Eu não cheguei a ver a prova. Ouvi, como disse, uns 30s do começo dela, só. Mas é irrelevante pra conclusão.
***Também não é um texto apelativo ao vegetarianismo - é um relato, digamos assim, sentimental.

3 comentários:

  1. A Globo virou uma sucata de besteiras sem tamanho. Até o jornalismo está capenga.Tudo é cópia de outros programas. Eu as vezes penso que eles fazem isso para que a gente migre para tevê a cabo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Vanessa! Vamos continuar fazendo a nossa parte sim! Abração e até breve!
    Juliano Zabka

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Juliano!!

    É, Edson, é uma boa teoria!! hahaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...