domingo, 14 de agosto de 2011

A obscuridade de Caravaggio

         Eu também gosto desta arte, a pintura, embora não conheça quase nada. Um carinha que adoro é Michelangelo Merisi de Caravaggio, ou simplismente Caravaggio. Conheci sua história através do livro A Corrida para o Abismo, que é fantástico e gigante. É um misto da vida do pintor, da qual muito pouco se sabe, com romance. O livro mostra todo processo da pintura de suas obras, sempre com contexto religioso (a Igreja só permitia esse tipo de pintura, na época, por volta do ano de 1600), mas Caravaggio chocou ao retratar aspectos sombrios, muitos temas de morte, cenas agressivas, e foi inovador neste tipo de pintura, com cores mais escurecidas e muitas sombras, e um realismo "surreal" nas expressões de seus personagens. Chegou a ser preso e ter a cabeça à prêmio por conta de seu estilo e suas críticas à Igreja, que eram postas através dos elementos religiosos (frutas, folhas de hera, vinho, etc) de forma transviada, e seu comportamento inaceitável perante autoridades e a sociedade (era homossexual e também vivia com prostitutas, cometeu assassinatos...). Teve que afinal fugir de Roma, até o seu final avassalador e chocante. Como foi dito, sua vida pessoal é um mistério, mas o que se sabe com certeza é que foi muito polêmico, muito excêntrico, e este livro em questão, de Dominique Fernandez, sabe retratar isso com maestria.
             Assim, lhes deixo algumas obras de Caravaggio:








Imagens do Google.

Cada pintura tem um contexto e uma história, geralmente bíblicos. Isso pode ser achado facilmente.  Hoje, elas encontram-se principalmente na Itália, seu país de origem. 


Livro que conta a história romanceada de Caravaggio. Eu tenho ele, mas nunca fiz uma resenha pra valer, pq acho meio complexo (e já faz tempo que li). É sensacional, mas uma leitura meio pesada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...