quinta-feira, 24 de maio de 2012

A discriminação aos latinos chegou aos livros!


Nos EUA, existe agora um novo comércio ilegal. Os traficantes de livros! É isso mesmo, infelizmente e felizmente, ao mesmo tempo.
Tudo começou na cidade de Tucson, no estado do Arizona. Eis que o governo local, que mantém uma rígida lei anti-imigrantes, proibiu, retirando das escolas e circulação, diversos livros de origem latino-americana, em atitude amplamente discriminatória, além de remover os estudos Mexico-americanos dos programas escolares. As autoridades locais declararam que tais trabalhos promovem interesses antiamericanos – como obras que explanem sobre o racismo. Uma lista de livros
proibidos foi lançada, e entre eles estão: “Pedagogía del oprimido de Pablo Freire; El Zorro de Isabel Allende; Yo soy Joaquín/I am Joaquin de Rodolfo González; Bless Me Última de Rudolfo Anaya; La Llorona: Our Lady of Deformities de Ramón García son sólo algunos de los más de 80 títulos guardados en una bodega”.


Em resposta, a escritora Ana Castillo criou um blog para que qualquer autor latinoamericano difunda seus trabalhos, e os “librotraficantes” se certificaram de preservar a cultura e história latinas, através da criação de bibliotecas que divulguem as obras rechaçadas pelo governo de Tucson, porém a medida se espalhou para outras cidades do Arizona, que já contam com o trabalho dos librotraficantes ativistas. Em uma semana, foram distribuídos mais de mil livros!


Artigo original, em espanhol: La discriminación...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...