segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Livro: O Homem que Ouve Cavalos


É um livro emocionante, ainda mais pra mim, apaixonada por cavalos como sou...De Monty Roberts, pode ser considerado uma auto-biografia, pois nele o escritor e criador de um modo não convencional de domar cavalos relata toda a sua vida baseada em aprender e aperfeiçoar um método de doma que hoje é um dos mais dignos do mundo. Monty nasceu na Califórnia, aos dois anos de idade já ganhava concursos em cima de um cavalo, e sempre viu seu pai os domando pelo método clássico - "machucá-los para não ser machucado". Mas seu amor profundo pelos animais fazia seu coração palpitar em busca de uma vida mais tranquila para esse animais. Foi assim que não perdeu a oportunidade, quando aos 14 anos teve que ir à Nevada buscar uma manada, e por lá ficou por semanas em meio ao nada, apenas observando os costumes e métodos de educação dos cavalos selvagens. Possuia uma deficiência visual que lhe permitia apenas enxergar em preto e branco, e ele detectava com absoluta perfeição a movimentação da manada até mesmo a noite. Descobriu que é a água mais velha que traça os itinerários e castiga os potros mais rebeldes, e que o papel dos garanhões é apenas cuidar dos seus haréns e vigiar os animais predadores.

Ele então, com base em suas observações, desenvolveu um método detalhado e sem castigos de domar animais selvagens em 30 minutos e reabilitar os problemáticos, e sua fama viajou o mundo e até foi convidado pela Rainha da Inglerra para fazer apresentações em seus estábulos, o que considera o ápice de sua carreira, por ter tido completo sucesso na experiência e ter se tornado amigo pessoal da Rainha e sua mãe. No livro ele descreve todas suas experiências e aventuras, bem como parte de sua vida pessoal, demonstrando ser um homem de caráter inigualável, pai de família dedicado e exemplar, as dificuldades vencidas, como os grandes confrontos com o pai e a rasteira que levou durante a construção de seu objetivo pessoal e grande sonho - e sua vitória. Narra tudo de forma suave e leve, mas que fazem o coração bater mais forte a até mesmo os olhos lacrimejarem. A linguagem que ele usa com os cavalos é fantástica, e qualquer pessoa que trabalhe com animais deve ler o livro. Termina o capítulo da descrição minunciosa do método Monty Roberts com o recado:
"SEM DOR
Se você puder executar todo o processo, terá me ajudado na minha luta para fazer do mundo um lugar melhor para os cavalos."


Quem assistir a "O Encantador de Cavalos", poderá ver que a realidade supera a ficção! Mais do que ouvi cavalos, Monty fala com eles. Sem dúvida, um dom inigualável.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...